Como escolher a cor da maquiagem para minha roupa e acessório?






Oi brilhosas e brilhosos tudo bem com vocês?

Hoje o post é sobre as cores, tirar a dúvida que muita gente tem e sempre me perguntam: Qual a maquiagem devo usar com a cor da minha roupa? Como escolher a cor da maquiagem para minha roupa e acessório? Combino ou não combino a maquiagem com a roupa? 


 Resolvi fazer um post explicando de uma forma mais simples possível para vocês entenderem.

Combinar ou não combinar a maquiagem com minha roupa/vestido. Pensa comigo, se o vestido/roupa for na cor vermelha, você fará  a maquiagem também vermelha? Acho que deu para perceber que não é legal combinar a maquiagem com a roupa, e sim deixar tudo em harmonia, com cores que agradem aos nossos olhos. Calma não se desesperem, vou explicar desde o início para vocês entenderem certinho o porque disso tudo e como não errar:

Lembra na escola que a professora ensinou com tinta guache a cores primarias e secundárias? Não? então vamos relembrar? 

Entender as cores, vai ajuda-las na escolha da cor da sua maquiagem, e dar a harmonia em todo o seu look,  a não ser que queiram ficar no básico marrom com bege e preto rsrsrsrs:

CORES PRIMÁRIAS: VERMELHO, AMARELO  AZUL:
Porque são chamadas de cores primárias? Porque são cores puras e não são obtidas através de nenhuma mistura.




SECUNDÁRIAS: LARANJA, ROXA e VERDE 
São as cores obtidas pela mistura de dua cores primárias.




Entendendo melhor:

Misturando o amarelo e o azul (2 cores primárias), teremos a cor verde (cor secundária)

Misturando o vermelho com o amarelo (2 cores primárias), teremos a cor laranja (cor secundária)

Misturando a cor azul com o vermelho (2 cores primárias), teremos a cor roxa e/ou violeta (cor secundária)

Veja abaixo:






CORES COMPLEMENTARES: São as cores opostas entre si no disco cromático abaixo, este disco cromático, vocês encontram facilmente em qualquer papelaria:






Mas vocês não precisam deste dico para saber qual é a cor complementar. Vamos entender melhor como chegar neste resultado da cor complementar?

A cor complementar é a que falta para completar o todo.

O que é o todo?
TODO: São as três cores primárias (VERMELHO, AMARELO E AZUL)





Por exemplo, se misturarmos o
 AMARELO e VERMELHO (cores primárias), teremos uma cor secundária LARANJA, como expliquei para vocês anteriormente, certo? Lá no início do post disse que as cores primárias são 3, portanto para complementar o TODO  que são as 3 cores primárias, falta a cor AZUL, então a cor LARANJA que foi produzida por duas cores primárias, é a cor complementar da terceira cor primária que ficou faltando para complementar o todo o AZUL.

Vamos entender melhor:

AMARELO com VERMELHO = LARANJA, ou seja, falta das três cores primarias a cor AZUL para completar o todo, portanto o AZUL e o LARANJA, são cores complementares.

Você não precisa usar isto somente na maquiagem, veja na roupa e acessório como fica lindo o autocontraste:




Neste caso como ousou na roupa, cuidado na maquiagem, opte por tons mais neutros para não deixar um look muito carregado.

AMARELO com AZUL = VERDE, ou seja, falta das três cores primarias a cor VERMELHA para completar o todo, portanto o VERMELHO e o VERDE, são cores complementares.

Veja outro exemplo na roupa que dá para brincar com os tons dos acessórios:




Veja como fica lindo o autocontraste na roupa, usando sapato e cinto vermelho com o vestido verde, mas neste caso opte por uma maquiagem mais neutra.

AZUL com VERMELHO = ROXO , ou seja, falta das três cores primarias a cor AMARELO para completar o todo, portanto o AMARELO e o ROXO, são cores complementares.

Olha só que coisa mais linda, amarelo com roxo:




Vejam que tudo esta harmonioso, parte de cima da roupa esta ousada em autocontraste roxo com amarelo, a calça neutra branca e sapato neutro marrom meio caramelo, maquiagem neutra e leve, tudo em harmonia.

As cores complementares, também se neutralizam entre si, por isto que usamos corretivos coloridos para neutralizar os tons em nossa pele conforme acima.

Exemplo, para neutralizar tons avermelhados como espinhas, usamos o tom de corretivo verde, para neutralizar os tons avermelhados das espinhas.

Veja os desenhos abaixo: 



Vocês  já devem ter escutado falar nas cores quentes e cores frias, mas e nem imaginam do que se trata ou se sabem, tem dificuldade de associar rapidamente as cores frias e cores quentes, certo? Tentarei explicar para vocês de uma forma fácil para associa-las de uma forma rápida sem usar tabela ou qualquer outro coisa, somente usando o método de associação das cores.

Em alguns cursos que fiz, aprendi desta forma e achei muito prática e bem didática para associar as cores e deixar o look mais harmonioso.

Fiz uma tabelinha onde separei as cores em três grupos que vamos chama-los de: GRUPO DO VERDE, GRUPO DO AZUL E GRUPO DO NEUTRO:






O que precisam entender, são quais as cores que pertencem a cada grupo, mas existem as variações de cores que determinará se serão cores frias ou quentes, como o exemplo a cor Pink, é uma cor quente, porém o rosa é uma cor fria, o verde musgo é quente já verde limão é cor fria e assim por diante. 

Ai vocês vão me falar, ai Renata vou ficar andando com uma tabela enorme para saber qual cor é quente e qual cor é fria? Para que preciso disso tudo para saber a cor da maquiagem que combina com minha roupa? Calma, já vou explicar tudo isto de uma forma bem prática e didática que não vão esquecer mais.

Para os acessórios como jóias e sapatos sandálias, seguem o mesmo pensamento, se estiver com uma roupa de tom frio, segue a linha de cores frias para as jóias e demais acessórios. Se sua roupa for neutra, pode usar joias de sua preferência, porém, a maquiagem deve estar em harmonia com os acessórios.

CORES QUENTES  (GRUPO DO VERDE): Para lembrar das cores deste grupo, associem o nome CORES QUENTES com PRAIA, automaticamente vem a mente o sol, que remete a cor amarela, o dourado e o bronzeado do corpo,  o quente lembra fogo, que remete ao vermelho e o laranja, que lembra também a natureza, o verde das folhas, a cor marrom e o ferrugem que lembra a terra e assim por diante. 




Veja a harmonia de cores para vestido verde, jóias douradas e sandália neutras nos tons bege ou marfim.

CORES FRIAS (GRUPO DO AZUL): Para lembrar das cores deste grupo, associem o nome CORES FRIAS com GELO, automaticamente vem a mente a cor branca do gelo, que lembra cinza, o roxo nos lábios, o rosa das bochechas, o azul da água, ETC.






  
CORES NEUTRAS (GRUPO DO NEUTRO): Para lembrar das cores deste grupo, são mais fáceis, são as cores básicas, como o branco, preto, marfim, prata, dourado, bege, marrom, grafite, etc.

Agora a pergunta que vocês sempre me fazem QUAL A COR DA MAQUIAGEM DEVO USAR PARA MEU VESTIDO/ROUPA DA COR ....?

Depois desta aula de cores, vamos entender o porque saber disto tudo?

VESTIDO/ROUPA NA COR VERMELHA: Qual a cor que fica mais bonita de maquiagem para se usar com este tom de roupa?




Analisando: Primeiro você precisa associar seu vestido na tabela das cores, seu vestido/roupa é quente ou fria? Como você aprendeu lá no inicio do post, agora já sabe sabe que o vermelho é uma cor quente, portanto, pode usar qualquer cor do grupo dos tons quentes (grupo do verde) em sua maquiagem e acessório que ficará linda e harmoniosa com todo o look.

ACESSÓRIOS: Veja nas fotos acima que estão com sapatos diferentes a primeira optou pela mesma cor vermelha do vestido, a segunda e a terceira seguiram a tabela das cores do neutro um bege e a outra preto e a quarta seguiu a lina dos tons quentes, optou pelo dourado.

Assistam alguns vídeos de maquiagens para usarem com vestido de tons quentes:





Você pode ousar na maquiagem usando a cor complementar do seu vestido/roupa, por exemplo se o vestido/roupa for vermelho a cor complementar do vermelho é o verde, são cores que agradam nossos olhos e deixa um look harmonioso, porém ousado.


Outro exemplo: 

VESTIDO/ROUPA NA COR AZUL: Qual a cor que fica mais bonita de maquiagem para se usar com este tom de roupa?

  



Analisando: A cor azul do vestido/roupa  é uma cor fria, portanto, qualquer cor do grupo do azul, na tabela das cores frias pode ser usada na maquiagem que ficará harmonioso. Os acessórios, prateados, pois ficará mais harmonioso com todo o look, e se quiser ousar na maquiagem, pode usar o laranja que é a cor complementar do azul.

ACESSÓRIOS: Veja nas fotos acima que estão com sapatos diferentes a primeira e na terceira estão com sapato preto, do grupo do neutro, a segunda esta com um sapato prateado, grupo do azul cor fria.

Veja a harmonia de cores para vestido azul, jóias prateadas e sandália e sapatos neutro ou prateado.

Assistam alguns vídeos de maquiagens para usarem com vestidos de tons frios:





Os tons neutros vocês podem usar com qualquer tom de roupa que ficará lindo e harmonioso, só lembrando da regrinha para os dourados e prateados para não ter uma briga no look, se estiver com acessórios prateados e roupa neutra, procure evitar cores douradas na maquiagem.



Espero que tenha ajudado vocês.

Se ainda ficou alguma dúvida, deixe nos comentários.

Bezo com glitter!















3 comentários :

  1. Renata, você é a minha luz no fim do túnel haha! Adorei o texto!!! Já roubei as regrinhas para usar no meu dia-a-dia e/ou festa.!!

    ResponderExcluir

Não deixe de comentar, ficarei aguardando seu carinho!!!

Bezo com glitter

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t   :u   :v   :w   :x   :y   :z   :A   :B   :C   :D   :E