Dieta com restrição de carboidrato - Dieta de Dukan






Ola brilhosas e brilhosos tudo bem com vocês?

Voltei com a dieta de restrição de carboidratos, espero que agora pra seguir até o final rsrsr. Nos próximos posts, mostrarei minha alimentação diária com fotos de tudo o que eu comer para que tenham ideia do que podem comer nas refeições, mas neste post, quero explicar mais detalhadamente como dar o primeiro passo, como iniciar na dieta, porque eu escolhi esta dieta, o que é carboidrato , quais alimentos contém carboidrato, o que é proteína e quais alimentos são proteína, em fim, tentar concentrar no mesmo post tudo o que precisa saber para iniciar uma dieta restrita em carboidrato.



Alguns de vocês que me acompanham a mais tempo, sabem que eu emagreci bem quando fiz esta dieta de restrição de carboidratos, caso você não viu ou queira acompanhar o que eu comia e minha perda de peso, vou deixar aqui abaixo para vocês os links dos posts:


Acredito que o primeiro passo para iniciar uma mudança, é assumir seu estado atual. 

Se olhe no espelho, e faça as seguintes perguntas:

Você gosta do que vê? 
Está feliz assim? 
Como cheguei neste ponto? 
Porque deixei chegar neste ponto? 
Posso mudar? 
Quero mudar? 
Tem como melhorar?
O que posso fazer para mudar? 

Estas foram as perguntas que fiz este final de semana, e vi que realmente tudo é minha culpa por estar assim, e somente eu mesma posso reverter este quadro. 

É o primeiro passo:

- Conscientização de como estamos, como faremos para mudar, e como queremos ficar.

Como disse nos posts anteriores, não sou médica e tão pouco dona da razão e sou expert no assunto, sou uma curiosa e pesquisei a respeito e fiz minhas adaptações e tem dado certo para mim, agora basta ver se para você será bom ou não.

Detectei como estou: 
- acima do peso, infeliz com o que vejo no espelho,  minha auto estima muito baixa.

Determinando as mudanças que farei para chegar ao meu objetivo:
- Escolha da dieta: escolhi a dieta de restrição de carboidratos, conhecida também como a dieta de Dukan
Não precisa seguir esta que estou fazendo, escolha a melhor para você, a que vai te trazer bem estar, mais saúde e que consiga seguir e atingir seu objetivo. Se quer fazer uma reeducação alimentar e perder a longo prazo, é opção sua e não condeno, provavelmente seria a melhor escolha e mais saudável, porém, gosto de ver resultados a cada dia e me motivem a chegar mais rapidamente 0ao meu objetivo, por isto que escolhi esta dieta OK?

- Estabelecendo minha meta: 
- Peso que considero ideal para mim e que ficarei feliz: Continuo com a meta de chegar aos meus 55 kg para ter a folga de controle de não ultrapassar os 60 kg.Tenho 1,68 de altura e considero um ótimo peso para minha altura  é o que me deixará feliz.

- Atividade física: Me matriculei em uma academia (farei musculação)

Se você alega falta de tempo ou dinheiro para não fazer uma atividade física, digo para você que é uma desculpa que você dá para sua preguiça, fato, porque fazia isto. 
Tempo, 30 minutos por dia todo mundo tem, se não tem, crie este tempo, tire 40 minutos do seu sono, 10 para se arrumar e 30 para você ir caminhar todos os dias, seja a noite, ou seja de dia.

Obs.: Detesto treinar, não curto, porém sei que preciso por conta de atingir meu objetivo mais rapidamente e também para ter mais saúde e disposição durante o dia. Como tudo é uma questão de hábito, quero me habituar a ir malhar e pegar gosto pela "coisa".

Não tenho como fugir, a academia que fica bem pertinho da minha casa, só faz programas fechados de no mínimo 4 meses, ou seja, já estão pagos os 4 meses de academia, portanto vou nem que seja arrastada, até dia 14/10/2014 estou lá, mas pretendo continuar depois disso.

Falando um pouquinho mais sobre esta dieta que muita gente tem dúvida, escolhi ela pelos seguintes motivos:

- perda rápida de peso
- não sinto fome durante o dia, se tenho fome vou lá e como.
- como o que eu gosto
- como a hora que eu quero e tenho vontade de comer
- como o quanto eu quero
- fácil de fazer

Parece mentira tudo isto né? Mas é verdade gente, cheguei a falar nos posts anteriores e continuo com a mesma opinião, foi e é a melhor dieta que já fiz em toda a minha vida, porque não tem sofrimento, é apenas controle, deu fome, corre lá e como o que você quiser e quanto você quiser, desde que  seja apenas proteína.

Antes de iniciar a dieta, vamos entender um pouquinho sobre o que é carboidrato, sua função no nosso corpo e quais alimentos contem carboidratos, só assim será mais fácil você iniciar a dieta sem ter tantas dúvidas. Resolvi fazer os posts mais detalhados, pois nos anteriores ví que vocês ainda tem muita dúvida a respeito, então tentarei passar em uma linguagem bem simples para que possam entender e criar coragem para fazer esta dieta junto comigo.

Os carboidratos para quem não sabem são os alimentos que nos fornecem energia, quando consumimos em excesso, são armazenadas no nosso corpo como reserva, nossas indesejadas gordurinhas o famoso "pneusinho aqui, dobrinha acolá" sabe né?  E se você deixa de ingerir alimentos que contem carboidrato, seu corpo entende da seguinte forma, "opa ela não esta me mandando energia suficiente para fazer ela, andar, correr, se mexer.... preciso tirar energia de alguma forma para ela continuar em pé"... O que o corpo faz neste momento, dissolve os "pneusinhos aqui e as dobrinhas acolá" transformando elas em energia para que possamos fazer nossas atividades diárias. Isto é chamado processo de Cetose, que é a transformação da gordura armazenada em energia.

Claro que tem os pós e contra desta dieta que sobrecarrega os rins o figado e perde massa magra, por isto que não pode fazer esta dieta por um longo período. 

Ai você me fala, tá entendi, mas eu não sei Renata quais são os alimento que contém este tal carboidrato que esta falando, vou precisar andar com uma lista embaixo do braço? Eu também não sei o que é proteína não sou nutricionista!!! Ai eu falo para vocês, muita calma nesta hora, vou explicar tudinho de uma forma simples que vocês não vão esquecer o que é um e o que é outro OK?

Alimentos que contem carboidrato  PENSEM ASSIM:

Tudo o que for raiz ou seja (que vai embaixo da terra): Mandioca, batata, beterraba, cenoura, mandioquinha etc (os mais conhecidos que também não conheço todos os alimentos)

Tudo que vai farinha seja branca ou amarela: Pães, bolacha, bolo, biscoito, salgadinhos, salgados, macarrão, pizza, massas em geral, etc

Tudo o que for grão: ervilha, lentilha, feijão, arroz, milho etc

Tudo o que tem açúcar e as frutas (porém frutas podem ser introduzidas mais adiante na dieta) 

Ai você me fala de novo, tá entendi e sobra o que para eu comer Renata? Sobram as frutas, legumes, gorduras e proteínas, porém tem as fases onde você poderá introduzir os legumes, verduras e as frutas, mas mas pra frente falarei de cada fase da dieta:

Alimentos fonte de proteína: Carne, peixe, frango, carne de porco, bacon, ovos, leite desnatado, queijo, presunto, peito de peru, frutos do mar, tofu.

Bebidas permitidas: Suco clit e coca- cola zero, pode beber sem problemas o carboidrato é 0, substituir o açúcar pelo adoçante no café, chá, no leite desnatado com café.

Entendendo isto agora dá para começar a fazer a dieta sem ter que ficar consultando em uma tabela o que pode e o que não pode comer.

A dieta é separada em fases, que a princípio você deve calcular por quanto tempo você ficará na primeira fase que é a mais restrita, para isto veja abaixo o quanto quer eliminar e quanto tempo terá que ficar na primeira fase:

Duração da primeira fase:
3 dias para perder 5 kg
4 dias para perder 10 kg
5 dias para perder 15 kg
6 dias  para perder 20 kg
7 dias, qu é o máximo permitido, para perder mais de 20 kg

Fase 1 - ATAQUE:
Esta é a fase mais radical da dieta e pode durar de 3 a sete dias no máximo, para segui-la, é necessário comer apenas proteínas em todas as refeições: peixe, carne, frutos do mar, aves, ovos, presunto magro, leite desnatado e tofu. A quantidade dos alimentos é liberada, mas é fundamental beber pelo menos 2 litros de água diariamente e fazer 20 minutos de caminhada.

Fase 2 - CRUZEIRO:
Nesta fase, mantém os alimentos da primeira fase e acrescente legumes e verduras no cardápio. Esta fase deve ser feita até atingir seu objetivo, não esquecer de beber 2 litros de água por dia e fazer caminhada pelo menos 30 minutos por dia.

Fase 3 - CONSOLIDAÇÃO:
Esta é a primeira fase para manter o peso e estão liberados proteinas, legumes duas frutas por dia, duas fatias de pão integral, 40 g de queijo, duas porções de carboidratos por semana, como massa, e duas refeições de gala para semana, onde é permitido uma entrada, um prato principal e uma sobremesa e uma bebida, essa fase deve durar dez dias a cada quilo perdido é obrigatório fazer 25 minutos de caminhada.

Fase 4 - ESTABILIZAÇÃO:
Esta fase dura o resto da vida e é possível comer normalmente, como se não fizesse mais dieta, mas é preciso respeitar três regras:
- Uma vez por semana, às quintas-feiras, consumir somente proteina
- Praticar no mínimo 20 minutos de caminhada por dia e trocar elevadores por escadas
- Consumir três colheres (sopa) de farelo de aveia


E ai gostaram? Bora começar a fazer a dieta?

Aguardem novos posts sobre minha alimentação e resultados







Seja o primeiro a comentar!

Não deixe de comentar, ficarei aguardando seu carinho!!!

Bezo com glitter